Por que os alunos aprendem mais?

Os benefícios da Educação Bilíngue têm sido demonstrados através de estudos científicos e aplicação prática, especialmente nas escolas de Educação Infantil. É comprovado que a criança bilíngue tem mais conexões cerebrais, melhorando raciocínio e também a criatividade. As possibilidades aumentam não só no âmbito cognitivo, mas ampliam-se na comunicação e compreensão do mundo.

Quando o adulto aprende um segundo idioma, ele busca referência da língua materna. Já a criança pequena, que está formando essas referências, assimila tanto a língua materna quanto um segundo idioma simultaneamente. Assim, quanto mais cedo o contato com o segundo idioma, maiores os benefícios. A fixação dos dois idiomas acontece de forma tão natural e estável que mesmo que a criança não utilize o segundo idioma por décadas, ele nunca será esquecido.

O ''bilíngue'' é aquele que aprende todas as habilidades da língua materna e de um segundo idioma. Quando a criança é exposta a atividades nas diversas áreas do conhecimento, como Artes, Matemática, Corpo e Movimento, entre outras, tanto na Língua Portuguesa quanto na Inglesa, de forma contextualizada e de acordo com suas necessidades, é realizada a aquisição do idioma que ocorre de maneira natural.

É importante salientar que nos primeiros anos de aprendizagem bilíngue não é esperado que a criança comunique-se verbalmente no segundo idioma. Ela será exposta diariamente ao uso do inglês, observará as informações e as processará para então usá-las. No entanto, a compreensão será observada em ações, respostas corporais e especialmente durante brincadeiras livres, quando o vocabulário mais significativo poderá espontaneamente aparecer.

As músicas e histórias são recursos valiosos que devem ser utilizados de maneira consistente e com repetição. Conforme a criança as ouve e aprende o contexto, faz associações e, gradativamente, assimila o vocabulário e estruturas que para elas façam sentindo, sempre de maneira prazerosa. Tudo deve fazer sentido e propiciar o envolvimento dos alunos durante as aulas.

Diante do mundo globalizado de hoje e da possibilidade de se conhecer outras culturas, sociedades e aumentar possibilidades de interação e desenvolvimento, a Educação Bilíngue é a melhor forma de preparar as crianças para o presente e o futuro.

                     


voltar